Vamos continuar Carimbando?
3ª Parte de Pintura com Carimbo
4- Estamparia com Lâmina de Vidro ou Vidros Pares – Monotipia
Está técnica permite fazer composições de flores, lanternas, besouro, borboletas, flores, etc. Também é uma técnica de carimbo, mas a forma final do desenho dependerá muito da sua imaginação.
Monotipia é o processo de pintura em tecido em que a composição a ser estampada é feita sobre uma base de vidro, acrílico, azulejo, metal ou plástico. Em seguida, esta base é aplicada sobre o tecido, fazendo assim a estamparia. A monotipia permite o uso de quantas cores se quiser e o desenho pode ser abstrato (apenas linhas ou cores) ou figurativo (formas).
A técnica não tem maiores dificuldades. O único “perigo” é borrar o desenho por excesso de tinta na base ou então na hora de retirá-la. Para evitar o problema, coloque a base com suavidade sobre o tecido e retire-a depois de um golpe só. Antes de realizar qualquer trabalho de monotipia, faça alguns testes em retalhos de tecido para compreender bem como funciona.
Este processo permite a criação de grandes painéis decorativos – dependendo, é claro do tamanho da base – ou pequenos desenhos delicados para roupas, toalhinhas, panos de mesa, etc., mas lembre-se que, com a monotipia em um par de azulejos, só poderá fazer dois desenhos e que depois é impossível repeti-los.
Retoque os contornos com Marcador para Tecidos Coloridos.
Material Básico:
- 2 pedaços de vidro ou acrílico plano de 10cm x 10 cm, com espessura de 4 mm, ou pares com desenhos geométricos.
- Tintas para tecido ou para serigrafia
- Marcador para Tecidos Coloridos
- Pincel redondo nº 4
- Tecido variado
Procedimento:
1) Sobre uma das lâminas, coloque com o pincel um pouco de cada tinta. É aconselhável começar com apenas 2 cores, até dominar bem a técnica. Imediatamente, comprima a outra lâmina sobre a tinta, fazendo um vidro deslizar um pouco sobre o outro.
2) Com um movimento rápido, separe os dois vidros e tenha o cuidado de colocar os vidros e carimbe-os sobre o tecido, calcando um pouco com a mão.
3) Sobre essa forma que obtiver, pinte com Marcador para Tecidos Coloridos, em cores mais escuras, os detalhes que o desenho exigir: contornos, nervuras de folhas, asas, etc.
4) Uma variante dessa técnica é utilizar apenas uma lâmina de vidro. Desenhe sobre ela e carimbe sobre o tecido. Depois, faça detalhes com Marcador para Tecidos Coloridos.
Espero que estas técnicas possam ajudá-los a fazer belíssimas criações.
Extraído do meu Livro Pintando na TECART.
Bjus
Esther Almeida
Um comentário:
Muito legal, tenho uma grande admiração por pessoas como vc, que compartilham seus conhecimentos.Parabéns.
Bjkas
Postar um comentário