Seguidores

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Entrevista com uma Grande Amiga Artesã

Entrevista para o blog TECART - Esther



Minha Entrevistada do mês: SORAIA MELLO (Chicago, Illinois, United States)
Especialidade: Bolsas Artesanais
Blog: http://soartescriativas.blogspot.com



Esther – Quando foi que o artesanato surgiu em sua vida?

Soraia – O Artesanato sempre esteve presente na minha vida.  Desde pequena fui muito incentivada pelo meu pai, que procurava comprar livros de artesanato pra mim.  Adorava ficar olhando, admirando os belos trabalhos contidos neles, mas só vim a fazer algo significativo depois de adulta.

Esther – Quais foram os teus primeiros trabalhos?

Soraia - Os meus primeiros trabalhos foram os bordados em ponto cruz e depois o Hardanger.  Somente de 1 ano pra cá  comecei a me aventurar nas costuras e foi paixão a primeira vista...ok. Nem tanto, porque no início tive muito medo da máquina de costura, mas de tanto ver trabalhos maravilhosos na net, resolvi tentar também. Descobri que a máquina é uma ótima aliada e depois dos primeiros trabalhos a paixão veio com tudo.
Como adoro bolsas, coloquei na cabeça que tinha que aprender a fazer uma.  Ainda estou em pleno processo de aprendizado e cada dia mais apaixonada pelas bolsas artesanais, que acabam sendo únicas e expressam um pouco de mim mesma em cada uma delas.

Esther – Comente sobre o teu Blog.

Soraia - O meu blog é como se fosse parte da minha casa, aonde os amigos podem entrar e ficar a vontade. Um lugar para compartilhar ideias, dicas e um bom bate-papo.

Esther – Qual é a tua fonte de inspiração no processo criativo?

Soraia - Acredito que a inspiração pode vir de qualquer coisa e em qualquer lugar, não é nada muito planejado... as vezes estou dormindo e vem uma ideia ou vejo um tecido e idealizo a bolsa ...agora ando com um caderninho de anotações comigo, assim não perco essas inspirações!  Adoro visitar os blogs que acompanho e ver os trabalhos dos amigos, sempre tem uma novidade aqui e ali... cada pessoa acrescenta seu estilo ao trabalho que faz e isso é maravilhoso.  Também pesquiso em livros ou em sites espalhados pela net.  
Esther – Como você vê o mercado internacional para artesãos neste momento?

Soraia - Muito aberto ao novo, ao produto handmade de qualidade e original.  Apesar da crise financeira que atinge muitos países, o ser humano adora o que é único e o belo, por isso as pessoas estão dispostas a comprar  um produto diferenciado e feito com carinho.

Esther – E o futuro? Há espaço para novos artesãos?

Soraia - Mas é claro que sim!  Não tenho dúvidas disso.  Toda pessoa é capaz de fazer arte. Alguns com dons e habilidades inatas, outros com força de vontade e determinação.  Mas o que importa mesmo é a criatividade de cada um.   Com isso novos talentos são descobertos todos os dias. A originalidade é o segredo de todo artesão!

Esther – Dê uma dica para aqueles que gostam do trabalho com Bolsas Artesanais.

Soraia - Uma só? ok...o segredo de fazer uma bolsa artesanal está em pesquisar muito.  Buscar tecidos de qualidade tanto para a parte externa como interna da bolsa.  Outra dica importante é não ter pressa, existem várias etapas no processo de criação de uma bolsa e devem ser feitos com cuidado, com carinho...uma peça mal cortada é uma peça mal acabada, ou seja, trabalho perdido. Pesquise, estude, faça e desfaça..mas nunca desista!!!!

Esther – Você se sente realizada com o que faz?

Soraia - Completamente... não tem nada mais gratificante do que fazer algo que você gosta e ouvir o feedback das pessoas que aquilo ficou realmente bom, não é mesmo?

Esther – Tem projetos em vista?

Soraia - Muitos... as vezes começo um projeto e estou sonhando com dois.....mas tenho sido rigorosa comigo no sentido de não começar nenhum projeto com outro em andamento, senão acabo desanimando!  Preciso me concentrar em um, sonhar com muitos e idealizar vários.

Esther – Agradeço a sua participação. Estou emocionada e feliz. Grande Abraços.

Soraia - Eu quem agradeço Esther pela oportunidade de compartilhar com seus amigos um pouco do meu trabalho.  Obrigada.



 
Quando comecei as minhas entrevistas, fiquei muito ansiosa como seria a aceitação por parte dos convidados em aderir ao meu projeto. Hoje eu estou realizada, pois a meta está sendo alcançada: Divulgar e Valorizar o Artesanato e o Artesão Brasileiro e agora o Artesanato Internacional.
Entrevista realizada por e-mail.
Obrigado primeiramente a Deus e a cada artesão colaborador pra realização deste projeto.
Bjus
Esther Almeida

17 comentários:

Soraia Melo disse...

Obrigada pela oportunidade Esther, fico muito feliz pelo carinho, viu?
Ja coloquei o link no post :)
beijinhos querida
So *Ü*

Maria Elza Melo disse...

Adorei a entrevista...
Entrevistas é bom pois a gente conhece um pouquinho mais do entrevistado.
bjs

Rosana Garcia Hess disse...

Adorei...a Soraia é maravilhosa (como artista e como amiga)
Parabéns querida
kisses
Rosana

Cristiane Moraes disse...

Muito boa a entrevista! Gosto muito da Soraia e dos seus trabalhos. É uma artesã que me inspira, não que eu só faça bolsas, mas a maneira como ela trabalha e principalmente como trata as pessoas é muito legal.
Parabéns pelo blog, Esther!
Bjim.

Nile e Richard disse...

Oi Ester.
Gostei muito de conhecer mais um pouquinho da Soraia.
Seus trabalhos são de muito bom gosto e capricho.
bjtos.Nile.

Unknown disse...

oi Ester , passei para ler a entrevista com a Soraia , ela é mesmo um pessoa muito querida e a presença dela por aqui é tudo de bom, adorei!!

bjim

Go Artes disse...

Oi Esther,
Parabéns por entrevistar essa pessoal iluminada que é a Soraia, amiga, atenciosa, carinhosa e muito talentosa!!
Vou te seguir, pra vir com mais calma desfrutar do teu talento também.
Abraços
Gorete

Sue Paula disse...

Olá, Esther!
Venho do blog da Soraia. Primeiramente, parabéns pelo blog e pela iniciativa das entrevistas. A Soraia é o que costumo chamar de mãos de fada, uma pessoa querida demais!...e abençoada por Deus!
Lindos dias para vc, cheinhos de amor e paz.
Abracinhos floridos
Sue

Helck Souza disse...

A Soraia é mesmo tudo de bom, com suas bolsas e seu alto astral!!!
Adorei!
Adorei passar aqui também!
Beijos!
Helck
arteandprosa.blogspot.com

Casa de Lola disse...

Oi Esther,
a Soraia é muito linda e atenciosa e faz umas bolsas lindas, além de muitas outras artes fofas,uma pessoa assim merece tudo de bom.
Beijos
Lola BH

Unknown disse...

FICOU ÓTIMA A ENTREVISTA ADORO A SORAIA
BJINHOSSSSSSSSSSS!
VOU SEGUIR PRA NÃO PERDER NENHUMA ENTREVISTA

D'Arc Aleixo Artesanato disse...

Como é bom conhecer pessoas com tanto talento e que amam o que faz.Parabéns para as duas.Bjos

artesdazane disse...

So, parabens, amiga vc merece amovc e seu trabalho bjus, fica com Deus.

Ana Kroetz disse...

Parabéns, Esther pela linda iniciativa e por mostrar um pouquinho mais dessa querida Soraia que faz bolsas maravilhosas e nos encanta pelo carinho...
Bjs,Ana.

Simone Scharamm disse...

Oi, Esthér,
Soraia é uma grande artesã e uma amiga querida!
Parabéns pela entrevista! Ficou ótima!
Beijos!

Mery Vale disse...

Oi Esther,
parabéns pela iniciativa e a Soraia merece tudo de bom...é uma pessoa querida e de um coração enorme,e fico feliz por conhecer mais uma pessoa que é você...!
Beijos,
Mery

Mirian E. disse...

Soraia e Esther parabéns.
A Soraia é uma pessoa cheia de vida e contagiante é muito bom ter contato com ela eu no alto de meus 59 anos a admiro e vejo refletido nela meu tempo de criatividade e energia infindavel, que Deus a abençoe.