Seguidores

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Entrevista com uma Grande Amiga Artesã

Para o Blog TECART - Esther



Minha Entrevistada do mês é PRISCILA CUNHA
Especialidade: FELTRO
Blog: www.artmimos.com



Carismática, dinânica, um talento nato. Seu blog tem lindos e criativos trabalhos desenvolvidos com feltro. Ela já participou de diversos programas de TV e tbm esteve presente a Mega Artesanal 2010 entre outros eventos durante o ano passado.



Esther – Quando foi que o artesanato surgiu em sua vida?

Priscila - Sempre amei artesanato! Desde pequena adorava visitar as feiras, onde quer que eu fosse! Porém a minha história é bem incomum, pois diferente da grande maioria eu não aprendi nada de artesanato com a minha mãe e nem com a minha vó! Elas não faziam nada de artesanato!!! Eu acompanhava um pouco do que a minha irmã mais velha e a minha cunhada faziam, mas nunca me meti a aprender nada. Simplesmente não me achava capaz! Mas em 2004 eu muito estressada com meu trabalho na área de informática, resolvi procurar uma atividade pra relaxar e acabei fazendo um cursinho de decoupage! Fiz, gostei, fiz muitas peças pra mim, pra presentear, mas não me aprofundei na técnica. Nunca fiz nada em decoupage que fosse digno de nota! Aliás pra quem tiver curiosidade, tem muitas fotos dessas peças que fiz no meu flickr. Aí no meu primeiro Natal casada em 2006, queria muuuuito enfeitar toda a casa! E resolvi procurar alguma coisa além da decoupage que eu conseguisse fazer. Foi aí que comprei uma revista do Atêlie na TV especial de natal que tinha algumas peças de feltro da Walkiria Klimeika. Fiz esses enfeitinhos e amei. Comecei a procurar por mais coisas na net, nas revistas e descobri um mundo que eu não conhecia! Foi paixão a primeira vista e aí não parei mais! Até que comecei a fazer minhas próprias criações, aceitar encomendas, participar de programas de TV e revistas e acabei largando meu emprego de 10 anos na área de informática no comecinho de 2009 pra me dedicar apenas ao artesanato.
O engraçado foi que depois que comecei a trabalhar com artesanato, minha mãe já com mais de 70 anos também se interessou e acabou aprendendo pintura em tecido, crochê, tear e eu mesma lhe ensinei um pouco de fuxico e feltro. Os papéis acabaram se invertendo.

Esther – E a tua marca quando surgiu?

Priscila - Foi em 2007. Logo que quis criar meu flickr já queria um nome que representasse aquilo que eu fazia. Pedi ajuda pro maridão que é muito criativo pra essas coisas e ele me perguntou: Defina em uma palavra o que você faz. Eu disse: Mimos. Aí ele logo falou: Arte & Mimos. Eu gostei e acabou ficando!


Esther – Comente sobre o teu Blog.

Priscila - Meu blog surgiu apenas em maio de 2009, quando eu já me dedicava apenas ao artesanato. Foi uma necessidade que eu senti de poder falar mais sobre meu trabalho, além das fotos no flickr! Queria poder comentar sobre as revistas, programas de TV, disponibilizar moldes e passo a passo, realizar sorteios. Não coloco lá tantos posts quanto gostaria porque realmente falta tempo!
Mas estou feliz com o retorno que tenho dele, hoje tenho mais de 1000 seguidores e o pessoal curte muito tudo o que coloco lá!
É ótimo quando a gente recebe aqueles comentários carinhosos né??? Eu adoro!

Esther – Qual é a tua fonte de inspiração no processo criativo?

Priscila - Aiiii! Tanta coisa! Acho que tudo que vejo na internet é uma das minhas maiores fontes de inspiração! É tanta coisa linda nesse mundo virtual gigantesco... Mas eu consulto muito revistas de artesanato e decoração e no fim qualquer coisa que vejo por aí, acaba me inspirando.Seja a natureza, um outdoor ou a vitrine de uma loja! Ando com meu caderninho pra todo lado e se vejo uma coisa que me dá alguma idéia, anoto na hora! Ás vezes até faço alguns desenhos nesse caderninho que quem vê esse rascunho nem acredita que aquilo, acabou virando alguma peça que criei.

Esther – Seus trabalhos já participaram de diversas publicações em revistas. Qual é a sensação a cada trabalho publicado?

Priscila - É boa demais! Dá aquela sensação de dever cumprido!!! Gosto demais de ensinar, de passar adiante aquilo que eu amo! E as revistas chegam a milhares de pessoas em todo o Brasil, então me sinto muito orgulhosa e realizada a cada nova revista que chega nas bancas com peças minhas!


Esther – Dê uma dica para aqueles que gostam do trabalho com feltro.

Priscila - O feltro é um material muito fácil pra trabalhar! Verdade mesmo! Diferente de outras técnicas, na minha opinião não exige muita habilidade! A prova disso é que está fazendo muito sucesso, muita gente está criando e vendendo suas peças em feltro. Mas cuidado... Por conta disso, muita gente acaba se esquecendo do acabamento e acabamos vendo muito trabalho de má qualidade por aí! É claro que é normal, quando estamos começando, as coisas não ficarem muito boas. Disso não é pra ter vergonha!!! Minhas primeiras peças também eram terríveis. Mas é necessário se preocupar em melhorar sempre, em aprender com os próprios erros. Saber ver defeitos no seu próprio trabalho e batalhar para que os próximos sejam melhores.

Esther – Você se sente realizada com o que faz?

Priscila - Muito! Sou muito feliz com o meu trabalho! Tanto que hoje trabalho muito mais horas do que trabalhava antigamente com informática e não me importo! É um prazer, mesmo quando tenho que terminar alguma coisa no Domingo a noite! :)
Fora o fato de trabalhar com o que amo, o retorno que temos das pessoas, o carinho é gratificante demais. Ás vezes recebo e-mails e telefonemas que me emocionam, de pessoas contando como mudaram um pouco da sua vida, com algo que ensinei! É algo que realmente não tem preço!

Esther – Quais os planos, projetos para 2011?

Priscila - São muitos! Participar de ainda mais revistas e programas de TV. Lançar mais DVD's. Estar presente não só na Mega Artesanal, mas em muitas outras feiras do ramo. Quem sabe viajar um pouco pelo Brasil ensinando aquilo que amo!


Esther – Agradeço a sua participação. Estou emocionada e feliz. Grande Abraços.

Priscila - Eu é que agradeço muito a oportunidade! Com certeza a sua inciativa ajuda muito o trabalho de todos os artesãos, não só dos entrevistados, mas também de quem acompanha as entrevistas que sempre pode aprender um pouquinho com outras experiências. Parabéns! Quando precisar de alguma coisa, pode contar comigo!
Aproveito pra deixar aqui os meus endereços virtuais, pra quem ainda não conhece o meu trabalho!
Meu blog: www.artmimos.com
Meu flickr: www.flickr.com/photos/artemimos
Minha lojinha virtual: www.elo7.com.br/artemimos
Meu e-mail: artemimos@gmail.com
Bjo grande Esther! Bjos em todos! Muito obrigada!
Priscila Cunha




Quando comecei as minhas entrevistas, fiquei muito ansiosa como seria a aceitação por parte dos convidados em aderir ao meu projeto. Hoje eu estou realizada, pois a meta está sendo alcançada:
Divulgar e Valorizar o Artesanato e o Artesão Brasileiro.
Entrevista realizada por e-mail.
Obrigado primeiramente a Deus e a cada artesão colaborador pra realização deste projeto.
Bjus
Esther Almeida

5 comentários:

Priscila Cunha disse...

Obrigada Esther! Já avisei no meu blog!

Bjos!

Marta Melo disse...

Esther amei o seu blog e amo esta menina que foi entrevistada , a Pri é muito especial um ser iluminado ainda não tive a oportunidade de conhece-la pessoalmente mais tenho a certeza de que ela é tudo isso e muito mais. Doce, humilde, parceira e uma artesã apaixonante. Obrigado por partilhar conosco este momento. Beijos as duas fofas, que Deus ilumine os seus caminhos cada vez mais.
www.martammello.blogspot.com

Unknown disse...

Ola, Esther. Uma linda entrevista. Eu não conheço a Priscila pessoalmente, mas só de vê-la na tv imagino que ela é um encanto mesmo. E também porque faço parte da comunidade dela e ela realmente gosta do que faz e mais ainda compartilha sem medo.
bjs,

Jussara Machado disse...

Esther,
sou fã da Priscila há bastante tempo. Tenho por ela muito carinho e respeito.
Parabéns pela entrevista.
Adorei seu blog.
Beijos
Jussara

Drika disse...

Olá cheguei aqui através da Pri e foi paixão a primeira vista amei seu blog parabésn pelos seu trabalhos lindissimos amo artesanato tb e já virei seguidora
bjssss
Drika
http://jardimdadrika.blogspot.com