Seguidores

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

TECART - 40 anos de história - 4ª parte (fim)

Bem venho no decorrer do mês de Janeiro tentando contar um pouco da história da TECART. 

Uma história que não começou comigo mas com a minha mãe e que eu dei continuidade, porque praticamente acompanhei toda a jornada lado a lado. Quando criança eu ficava a seu lado, sentada bem no chão ao pé da máquina de costura, já brincando com os retalhos, quando ela começou a fazer cursinhos de artesanato(primeiro foi bordado a mão e depois a máquina)eu ia junto. Enfim eu segui seus passos comecei com as minhas tias, avós e mãe a caminhar nas artes, cada uma ensinou-me o que sabia, depois fiz alguns cursinhos para aperfeiçoar-me. O que me ajudou bastante, pois cheguei ao mercado de trabalho com uma bagagem enrequecedora de conhecimento o que levou-me a ser instrutora do SENAC e a mamãe instrutora da Fundação Leão XIII, e ambas de outras entidades. E paralelamente a TECART crescia, íamos confeccionando e vendendo: pintura em tecido, ponto cruz, bolsas artesanais, enxoval de noivas e bebes. Objetos para decoração e ornamentação da casa. Foram várias feiras que participamos. Vários cursos que administramos. Certa vez encarei para administrar um curso noturno de corte e costura para 70 mulheres ao mesmo tempo, foi uma loucura. Vcs devem estar se perguntando o pq destas explicações antes das fotos - bem, fui questionada por meu filho mas vc só tem 46 anos, como pode a TECART ter 40, ai eu expliquei pra ele a TECART não sou só eu somos nós a família Almeida - que teve a colaboração do meu pai que sentava ao lado da minha mãe quando chegava do trabalho e ia encapar os botões para que ela pudesse pregar nas costuras, ou então ia encapar arame para a confecção das flores de cetim que enfeitariam os vestidos. Do meu irmão que ensinou-me a fazer bijou - e que pagou a faculdade dele com elas, do meu ex marido pai dos meus filhos que junto comigo fizemos várias ornamentação de festinhas infantis, de vcs que com a curiosidade de toda criança sempre do meu lado pedindo para que eu ensinasse não só a lição da escola com a bordar e pintar. E aos meus familiares que de um modo geral sempre me incentivaram a aperfeiçoar-me cada vez mais. A todos os clientes que valorizaram o meu trabalho adquirindo uma peça hj e outra amanhã.

Ai as fotos...

Album 15 anos.
Almofadas "Namoro".
1º bico que a minha mãe fez.
Bolsa bordada.
Camiseta pintada pela Ariel.
Laços Infantis - Curso Arranjos com fitas - administrado por mim no SENAC
1ª Fralda que fiz para os meus filhos.
Jg Americano - Avental, toalhinhas, luva, saco para pão e abafador.
Jg de cozinha - girassóis.
Jg de cozinha pintado em organdi.
1º Passos na pintura - Carimbo com cenoura.
Bate mão - ponto cruz da mamãe.
Porta Calcinha em cetim, renda ao redor, cabide encapado com soutache para pendurar no guarda roupa.

Tem muito mais que pretendo transforma num video pra poder contar melhor esta história.
Mas o vale é que somos a TECART uma família unida pelo amor a arte.
Tenham um fim de semana abençoado por Deus.
Bjus
Esther Almeida

4 comentários:

VANDINHA disse...

Olá Esther tudo bem?
Vim agradecer e retribuir sua visita ao meu cantinho. Gostei de conhecer um pouquinho da sua história. mulher guerreira, batalhadora. Que Deus continue lhe abençoando e dando forças pra vc continuar criando artes tão lindas. Seja muito bem vinda ao meu blog. Tenha um ótimo fim de semana, bjs e fique com Deus.

Andréa disse...

Oi Esther,
Adorei conhecer um pouquinho da história, poxa adore...Parabéns por essa familia maravilhosa e cheia de artesãos.

beijoks

ATELIE ALEGRIA DAS CORES disse...

PARABÉNS POR ESTA LINDA HISTÓRIA E SEUS LINDOS TRABALHOS. ME FEZ RECORDAR DA MINHA INFÂNCIA EM QUE EU E MINHAS IRMÃS FICAVAMOS BRINCANDO COM OS RETALHOS DA MINHA MÃE ENQUANTO ELA COSTURAVA. DESEJO MUITO SUCESSO PARA VOCÊ. ESTOU TE SEGUINDO. UM BEIJÃO.

Viana pintura em tecido disse...

obrigado por compartilhar sua historia conosco é uma lição de vida pra todas nós!quero agradecer sua visita no meu blog obrigada!!!bjs DEUS á abencoe!!!