Seguidores

domingo, 1 de maio de 2011

Entrevista com uma Grande Amiga Artesã

Entrevista para o blog TECART - Esther



Minha Entrevistada do mês é Lia Regina
Especialidade: Pintura em Tecido - Aerografia
Blog: http://liartrio.blogspot.com

 

Esther – Quando foi que o artesanato surgiu em sua vida?

Lia - O crochê veio quando adolescente, aprendi fazer flores e customizar camisetas. A pintura bem mais tarde quando, estava para ter meu primeiro filho, ganhei 50 fraldas branquinhas, e minha madrinha de casamento me convidou para ir na sua casa, para me ensinar a pintura e como senti muita facilidade na execução das pintura, e com grande incentivo de todos, comecei a pintar, foram bem poucas as aulas que tive, porque já estava perto o nascimento do meu filho.

Esther – Quais foram os teus primeiros trabalhos.

Lia - Fraldas pintadas, e todo o enxoval do meu filho.

Esther – E a tua marca quando surgiu?

Lia - Na necessidade de colocar um nome colocava nos meus primeiros trabalhos, colocava o meu primeiro nome, depois acrescentei rt e fiquei conhecida por Liart, e já que moro no Rio acrescentei no final rio, assim fiquei conhecida como Liartrio,e coloquei o nome do blog e da loja de Atelier Liartrio, bem o nome foi surgindo aos poucos, mas já tem um ano que coloquei o nome na loja.

Esther – Comente sobre o teu Blog.

Lia - É um blog que fala sobre pintura em tecido em várias técnicas, e na minha técnica pessoal em que sou autodidata em aerografia. Tento mostrar como a pintura alegra e valoriza os tecidos dando vida e cor, nos mais variados trabalhos, muitos tem me dito que vendo os meus trabalhos se sentiram incentivados a pintar.

Esther – Qual é a tua fonte de inspiração no processo criativo?

Lia - A natureza, amo pintar do natural, tanto flores como pássaros e paisagens, e minhas ideias quando vem uma inspiração, tanto para pintar quanto para desenhar e depois pintar.

Esther – Como você vê o mercado brasileiro para artesãos neste momento? 

Lia - Bom, como empresário, muitos vão sair do anonimato e ter seu próprio negócio, sem ter que ser explorado por terceiros. Poderia ser ótimo porém no momento o artesanato está sendo muito valorizado, porque o consumismo busca a exclusividade, tanto que as grandes marcas, se voltaram para o industrianato para poderem se inovar, porém isso trouxe uma baixa de preços para os artesões, para poder competir com a industria. Mas exclusividade total só o artesanato manual tem, e ainda há grande procura por encomendas e peças únicas, como se diz no mercado ao gosto do cliente

Esther – E o futuro? Há espaço para novos artesãos?

Lia - Sim o ser humano é muito criativo por natureza, mesmo no mundo globalizado e com muitas tecnologias, o artesanato é feito com amor, é como uma necessidade do ser humano se expressar, é bom para o coração de quem compra, de quem ganha e faz muito bem mais para que o faz.

Esther – Existe cursos ou práticas que inovem a profissão? 

Lia -  Sim, as industrias que fabricam artigos para artesanato, estão sempre se inovando colocando a tecnologia a favor dos artesões criando materiais que facilitam o desenvolvimentos das artes, digo como exemplo pincéis de ultima geração com traços mais precisos, aerógrafos com jatos mais finos e precisos, tintas que não desbotam e ai vai se inovando o modo de pintar, tecidos especiais com mais facilidade de pintura, e com a tecnologia a próprias internet existem vários cursos on line de pinturas desenhos etc.. coisas que nossos antigos artesãos nem sonhavam.

Esther – Dê uma dica para aqueles que gostam do trabalho com Aerografia

Lia -Treinar muito, ter um bom aerógrafo,  o de dupla ação, é perfeito para tudo, e tintas de boa qualidade. Se possível entrar num bom curso de aerografia e desenho, isso garante uma boa produção.

Esther – Você se sente realizada com o que faz?

Lia - Sim me sinto muito realizada ao terminar um projeto. Amo criar, digo dar vida as cores nos traços do pincel e no jato da aerografia, é muito gratificante ver as pessoas elogiando e comprando claro, é muito bom.

Esther – Tem projetos em vista?

Lia - Tenho um, de fazer quadrinhos pintados com aerografia, para vender com souvenir, com material reciclado.

Esther – Você tem algum conselho para quem quer viver exclusivamente do artesanato, como você?

Lia - Sim use sua criatividade procurando sempre se inovar, hoje em dia o cliente e quem manda. Faça pesquisa antes de fazer seu projeto para saber se vai de encontro as necessidades dos cliente. Procure o Sebrae, eles tem boas dicas para vendas, e ótimos cursos on line de graça, faça-os para ficar mais especializado em empreender e comercializar seus produtos. entre no link para fazer a inscrição dos cursos.
www.ead.sebrae.com.br/

Esther – Agradeço a sua participação. Estou emocionada e feliz. Grande Abraços.

Lia -  Eu também, quero agradecer essa rica oportunidade de me escolher dentre tantas estrelas em artes que tem na net.
Estou muito feliz, um beijão no seu coração.




Quando comecei as minhas entrevistas, fiquei muito ansiosa como seria a aceitação por parte dos convidados em aderir ao meu projeto. Hoje eu estou realizada, pois a meta está sendo alcançada: Divulgar e Valorizar o Artesanato e o Artesão Brasileiro.
Entrevista realizada por e-mail.
Obrigado primeiramente a Deus e a cada artesão colaborador pra realização deste projeto.

E eu ganhei um presente da minha entrevistada este lindo selinho.

Que agradeço não só a sua participação em meu blog como a entrevistada desta semana, mas tbm ao carinho para comigo e o meu bloguinho. Obrigada!!

Bjus
Esther Almeida

7 comentários:

Meire Oscar disse...

Adorei a entrevista Parabéns!!!

Mimos da Lene disse...

Oi linda,tudo bem?

Obrigada pelas visitas e te espero sempre viu?

Cometi uma gafe.........Fiz umpost com o trabalho certo porém dei os devidos "obrigados" a pessoa errada.

Dê um pulinho no meu cantinho e veja o post da BANDEJA.

Lembra da promoção 100 seguidores?

Volte lá no meu cantinho e beijocas da Lene

Unknown disse...

oi tudo bem, passei aqui para saber como estava? bj e bom domingo

Unknown disse...

Olá amada!
Obrigada pelo carinho, mais você está me confundindo.
Meu nome é marli e não miriam.
Parabéns pela entrevista.
Abraços,
marli

Cris - www.artesanatodelacres.blogspot.com disse...

Oii!
vim conhecer teu blog e adorei a entrevista...parabens!
Me visite e se gostar me siga tambem!!
Cris
http://artesanatodelacres.blogspot.com

Sonhos e Artes disse...

Parabéns amiga! Lindas artes! Estou seguindo e te convido pra conhecer meu cantinho! Se gostar e quiser, venha pra ficar que eu vou adorar!Bjus. Josi

Edna Figueiredo Lemos. disse...

Como sempre, entrevistas maravilhosas, com artesãs maravilhosas. Um abraço amiga e que Deus continue te iluminando sempre.