VAGONITE
Fronha
HISTÓRICO:
NO INÍCIO DO SÉCULO, OS PASSAGEIROS DE TRENS EUROPEUS CONTAVAM COM UM CONFORTO CHARMOSO: OS “WAGGON-LITS”, OU LEITOS, ERAM EQUIPADOS COM TOALHAS BORDADAS. DERIVA DAÍ O NOME VAGONITE. TÍPICAS NAS VESTIMENTAS HÚNGARAS, AS PASSAMANARIAS BORDADAS À MÃO SÃO INESGOTÁVEIS FONTES DE INSPIRAÇÃO PARA OS TRABALHOS EM VAGONITE.
Toalha de Lavabo
BORDADO EM VAGONITE:
É TRABALHADO EM PONTO ALINHAVO, UTILIZANDO OS GRUPOS DE FIOS UNIFORMES QUE O PRÓPRIO TECIDO APRESENTA; SEM ATRAVESSAR A TRAMA DO TECIDO: EIS O SEGREDO; TÉCNICA DE BORDADO QUE NOMEIA O TECIDO TÍPICO EMPREGADO EM SUA EXECUÇÃO.
O TON-SUR-TON É MESMO O FORTE DA TÉCNICA, MAS NADA IMPEDE QUE VOCÊ ELEJA UMA ÚNICA COR PARA DESTACAR O PONTO EM INÚMERAS VARIAÇÕES.
PARA OBTER EFEITOS VISUAIS TÃO SUPREENDENTES, É IMPORTANTESEGUIR O DIAGRAMA E A DISTRIBUIÇÃO DE CORES.
ANTES DE BORDAR, MARQUE O MEIO DO TECIDO PARA CENTRALIZAR BEM O DESENHO, DEIXANDO ASSIM AS EXTREMIDADES TERMIMEM IGUAIS. DO CENTRO PARA A EXTREMIDADE BORDE A METADE DO TRABALHO SEGUINDO O DIAGRAMA. EM SEGUIDA BORDE A OUTRA METADE.
EMBORA DISPENSE MAIORES PRODUÇÕES, O BORDADO PODE GANHAR O CHARME ADICIONAL DE GRACIOSOS ACABAMENTOS EM CROCHÊ, PONTO AJOUR, ABROLHO OU MACRAMÊ, RENDA DE ALGODÃO, BORDADO INGLÊS, BORDADO EM FITA OU SIANINHA.
Jogo de Banheiro
DICA:
PARA SABER A EXTENSÃO DE FIO NECESSÁRIA NA EXECUÇÃO DE UMA CARREIRA (SÃO TODAS INDEPENDENTES), TOME COM BASE UMA VEZ E MEIA A LARGURA DO TECIDO A SER TRABALHADO. QUER SABER MAIS? NÃO DE NÓS NO INÍCIO E NO FIM DAS CARREIRAS. DEIXE 5 CM DE SOBRA DE FIO NAS BORDAS DO TECIDO, E ARREMATE-A JUNTO A BAINHA, AO FINALIZAR A PEÇA.
Toalha de Prato
MATERIAL UTILIZADO:
· TECIDO – O tecido indicado para bordar vagonite é exclusivo e é usado somente para este fim. O tecido tem o mesmo nome do bordado (tecido especial para vagonite). Atualmente também se utilizam o tecido panamá e o favo (também conhecido como casinha-de-abelha).
· LINHAS PARA BORDAR –
1- Para uma aparência mais delicada – Linha Brilhante – usando apenas um fio na agulha. Devido à sua torção vistosa e de alto brilho o bordado terá um efeito levemente de relevo.
2- Para um bordado com aparência de volume – borde com Linha Mouliné – usando 6 fios na agulha. Essa linha também apresenta um acabamento de alto brilho que dará um destaque todo especial ao bordado.
3- Linha Torçal – permitindo uma excelente aparência no trabalho. É um fio que dá excelente cobertura ao bordado.
· AGULHAS – Para o bordado vagonite são usadas às agulhas de tapeçaria com olho grande e com ponta arredondada (ponta cega). Esse tipo de ponta permite passar através do tecido sem arrebentar os fios da trama.
Fronha
PASSO-A-PASSO OS PONTOS:
VAGONITE – O ponto, feito superficialmente no tecido, passando a agulha sobre os grupos de fios que se alternam a cada carreira. Borde da esquerda para direita, mudando de carreira em forma de “degraus”, para obter desenhos incríveis que só o vagonite pode proporcionar.
PONTO AJOUR – Meça a largura da barra e as dobras. Desfie o número de fios necessários para formar um quadrado ou retângulo, sem chegar ao fim do tecido. Corte os fios no centro e desfie gradualmente em direção a cada lado, até chegar ao ponto marcado na barra. Deixe um pedaço de fio em cada canto em tamanho suficiente para cerzir as pontas, de maneira invisível. Vire a barra para o avesso até o espaço do desfiado e alinhave. Puxe a agulha dois fios antes do desfiado, através da barra dobrada no lado direito, passe a agulha por baixo de quatro fios, puxando a agulha dois fios abaixo, através de todas as dobras da barra pronta para o próximo ponto. O número de fios pode variar de acordo com o tecido ou com o desenho desejado.
- Retire uma trama de fios em cada lateral do tecido, no sentido do comprimento, a aproximadamente 4 cm das beiradas. Vire 2 cm para o avesso e faça a bainha em ponto ajour.
CROCHÊ – Siga as instruções dos diagramas – utilize agulha niquelada nº 3 (1,25 mm), ou a que for pedida.
MACRAMÊ – Siga as instruções dos diagramas.
COMO LAVAR O BORDADO:
Use água e sabão neutro. Lave, comprimindo levemente. Enxágüe bem, esprema com a mão e estenda até ficar meio seco. Passe pelo avesso, enquanto ainda úmido, usando ferro moderadamente quente.
Pano de Copa com Vagonite, Pintura em tecido e Macramê.
Retirado da apostila de Vagonite do curso que administro de Bordando com a TECART. As fotos não fazem parte da apostila elas são de trabalhos executados por mim e minha mãe.
Espero que gostem da dica deste mês. E Aproveitem as ideias para novas criações.
Tenham uma semana abençoada por Deus.
Bjus
Esther Almeida
7 comentários:
Bom Dia, Esther! Que bom ver você fazendo suas artes tão lindas, amiga! Espero que tenhas recuperado totalmente! Orei muito por você e sei que Deus ouviu nossas preces. Passei pra te desejar uma semana abençoada! Bjus.Josi
Esther, amei seus artesanatos! Parabéns! Bjokas.
Parabéns, seus trabalhos são lindos, e obrigada pelas informações.]
Zeldalyra@yahoo.com.br
penelopelyra.blospot.com
bjs.
Josinete,
Primeiramente obrigada pelo comentário, quero ressaltar que estes trabalhos das fotos do post, não foram feitos agora, pois ainda estão em tratamento. Mas tenho fé que logo estarei novamente na ativa.
Neste fds até já ajudei na preparação do almoço, pois cozinhar é uma outra paixão que tenho.
Bjus
Oi amiga,vim visitá-la para admirar seus lindos bordados e para lhe oferecer um selinho.Passa lá para pegar amiga,melhoras,beijão!
http://artsanalia.blogspot.com/2011/06/selinhos.html
Tambem faço vagonite e acho muito lindo e os seus estao maravilhosos ja estou te seguindo...passa no meu blog sera muito bem vinda,bjos.
http://decorehouse.blogspot.com/
Olá Esther, adorei o seu cantinho, faço parte do blogueiras unidas e vim conhecer o seu cantinho.
Já estou te seguindo e venho sempre ver as dicas e os passo a passo, adoreiiii! Bjks cor de rosa para vc e fique com Deus!
Postar um comentário