Seguidores

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Entrevista com uma Grande Amiga

Entrevista para o blog TECART - Esther


Minha Entrevistada do mês é CLÁUDIA LOUREIRO
Especialidade: Boneco e Bichos de Panos e Escritora Infantil
Blog: Reino Já Cheguei

O meu nome é Cláudia, sou professora desde 1997. Nasci em Angola em 1973 e tenho dois filhotes que são a luz dos meus olhos. Criei um reino encantado, o Reino Já Cheguei.

Esther – Quando foi que o artesanato surgiu em sua vida?

Cláudia - Reino Já Cheguei - O artesanato sempre fez parte da minha vida desde pequenina. O primeiro contacto que tive com a costura foi às escondidas da minha mãe. Fazia vestidos para a Barbie. Ela só descobriu quando a agulha da máquina de costura apareceu partida… Quando lhe mostrei o que fazia ficou admirada, ensinou-me a aprimorar os acabamentos e a fazer moldes em papel. Durante a escolaridade obrigatória, dava por mim muitas vezes a fazer desenhos nos cadernos. Enquanto estava a tirar o curso de professora (matemática e ciências da natureza) pintava quadros, a pintura ajudava-me a abstrair-me do stress. O tempo foi passando e com o nascimento do meu filho mais velho, voltei às costuras. Fiz-lhe uma mantinha em patchwork, um urso, … Nessa altura escrevi um livro infantil: «História e Histórias do Reino Já Cheguei» que terminei depois de a minha filha nascer.  Acabei por experimentar outras técnicas, tanto na pintura como na costura. Penso que sei um pouco de cada mas ainda tenho muito para aprender.

Esther – Quais foram os teus primeiros trabalhos.

Cláudia - Reino Já Cheguei - É muito difícil dizer… Tenho fotos de vestidos da Barbie feitos quando tinha uns 10 ou 11 anos…
Vou arriscar dizendo que os primeiros foram pompons. Adorava fazer coelhos, lagartas, pintainhos quando era bem pequenina… Fazia-lhes uns cabelinhos coloridos em lã, punha-lhes um cartão a dizer FELIZ ANIVERSÁRIO por exemplo, e oferecia. Depois aprendi a fazer crochet, fiz quilómetros de renda. Mais tarde aprendi a fazer ponto de cruz, fiz quadros, panos de tabuleiro, estojos, toalhas…
Simultaneamente, por volta dos 10 anos comecei com as costuras… fazia vestidos para bonecas. Com a prática - muito mais tarde - fiz uma manta em patchwork para cama de casal, fiz tapetes de actividades, fiz estojos, fiz almofadas. Aos poucos dediquei-me aos bonecos, fiz um gato quando o meu filho nasceu, depois um urso, depois fiz um coelho… depois escrevi um livro para crianças e comecei a fazer alguns dos personagens de tecido… e assim nasceu um Reino.

Esther – E a tua marca quando surgiu?

Cláudia - Reino Já Cheguei - Na verdade a criação deste Reino foi sendo gradual… tudo começou com dois DVD’s feitos e editados por mim e pelo meu marido. Um quando estávamos grávidos do Tiago («Estou a Chegar!») e mais tarde com um outro chamado «Já Cheguei!» que fazem a reportagem da gravidez e dos dois primeiros anos de vida do Tiago.
Criei este universo imaginário em histórias que escrevia para futuramente lhe contar. Mais tarde veio a gravidez de uma menina e as histórias ganharam um novo personagem…
Foi assim que surgiu a marca “Reino Já Cheguei”.

Esther – Comente sobre o teu Blog.

Cláudia - Reino Já Cheguei - O meu blog é a cara do meu Reino. Aqui registo tudo: os desenhos que as crianças fazem depois de ouvirem as histórias do meu livro e que são enviadas por e-mail ou entregues pessoalmente, as fotos dos clientes satisfeitos, os tutoriais que faço, as parcerias, tento que seja um blog dinâmico (são feitos normalmente dois posts por dia) e interativo.
Apesar de dar muito trabalho deixa-me muito orgulhosa, pois sem empenho nada se consegue. De acordo com a última contagem o Reino tem cerca de 11.800 seguidores nas redes sociais, para receber newsletters, seguidores do blog, etc.

Esther – Qual é a tua fonte de inspiração no processo criativo?

Cláudia - Reino Já Cheguei - São sem dúvida os meus filhos. Tudo o que faço é inspirado por eles. O nome do meu Reino, Reino Já Cheguei tem a ver com eles. São eles os personagens principais das histórias do meu livro: o Príncipe Tiago Caracolinhos e a Princesa Joaninha Pigoita. O logótipo do nosso Reino é um caracolinho (tal como o cabelo do meu filhote), mas com o padrão e a cor das joaninhas (lembrando a minha Joana!).
Encontro também inspiração na natureza.

Esther – Como você vê o mercado globalizado para artesãos neste momento?

Cláudia - Reino Já Cheguei - É uma vantagem muito grande, e um dos nossos maiores aliados. A internet é um importantíssimo meio de divulgação. Permite-nos chegar a todo o lado, e permite que todos possam chegar até nós. Neste momento é a base que uso para dar a conhecer o Reino Já Cheguei.
Comprar materiais sem sair de casa tornou-se também muito mais fácil. A internet rentabiliza o tempo dos artesãos, pelo menos comigo é assim. O único problema é o custo de transporte (frete), uma vez que torna os artigos muito mais caros se os vender para o Brasil por exemplo. Apesar de ter algumas vendas, gostaria de estar muito mais próximos para que os custos fossem bem mais reduzidos, e os meus trabalhos pudessem estar melhor representados por aí.

Esther – E o futuro? Há espaço para novos artesãos?

Cláudia - Reino Já Cheguei - Haverá sempre espaço para artesãos com ideias inovadoras, com histórias diferentes que põem muito carinho no que fazem. Também haverá sempre espaço para os artesãos que querem fazer renascer técnicas antigas e o artesanato tradicional.

Esther – Dê uma dica para aqueles que gostam do trabalho com Boneco e Buchos de Pano.

Cláudia - Reino Já Cheguei - Para quem os faz: tentem ser originais. Esqueçam os moldes das revistas. Cada vez mais a originalidade e o que é diferente é o que é mais procurado. Tentem dar uma alma e uma história a todas as vossas criações.
Para quem compra: Comprem sempre handmade. Tudo o que é feito à mão tem sempre um valor inestimável.  Os artigos handmade são sempre diferentes dos produzidos em massa. É um produto completamente original e único no mundo. Os produtos feitos à mão são produtos verdadeiramente projetados. Um ponto ou dois da costura feita à mão podem estar visíveis, mas esta é uma das coisas que faz o produto original porque o elemento humano é aparente, isso é impagável.

Esther – Você se sente realizada com o que faz?

Cláudia - Reino Já Cheguei - Sinto! Mas quero sempre mais…
Sinto-me essencialmente realizada e feliz porque o que faço, faço realmente com gosto e dedicação. Não faço só para vender… Aliás tenho muitos bonecos que estão feitos e não estão fotografados nem estão à venda… ainda. Para um boneco é muito triste e ficam todos contentes quando são apresentados à sociedade no meu blog. Vão finalmente ser adoptados.
Falei nisto porque a necessidade que tenho de criar é superior à necessidade de vender.
Quando crio um boneco faço-o por mim e para mim. Passo depois por uma fase de luto. Sei que vai ter que ser vendido (por mim ficava com todos, mas é fisicamente impossível). Acho que isto é amor…

Esther – Tem projetos em vista?

Cláudia - Reino Já Cheguei - Sempre! Imagino que o meu Reino será conhecido por muito mais pessoas e que os meus produtos serão vendidos em ainda mais pontos do país e do estrangeiro.
1. Adorava conseguir conciliar melhor o meu trabalho como professora com a criação das minhas peças. O dia devia ter mais horas…;
2. Gostaria de dispor de tempo para também poder aprender mais e melhorar as minhas técnicas;
3. Gostaria de ter um espaço físico para vender os produtos do meu Reino.
4. Tenho um novo livro praticamente terminado. Faltam algumas ilustrações e depois os ajustes finais. Depois disto falta também uma ajuda à divulgação da obra que poderia passar pela publicação através de uma editora e não apenas pela edição de autor. 
Fiz recentemente parte de um projeto que se chama “Descobrir novos autores”, sobre o qual podem ler um pouco mais aqui. Procuro igualmente divulgar o meu livro por este canal, através do qual temos realizado exposições pelo país.

Esther – Você tem algum conselho para quem quer viver exclusivamente do artesanato, como você?

Cláudia - Reino Já Cheguei - Eu não vivo exclusivamente do artesanato, concilio as duas coisas que mais prazer me dá fazer: ensinar e criar, ambas relacionadas com crianças. Um conselho? Claro!!
Para tudo o que se faz é preciso persistência, paixão e entrega. Nunca desistam dos vossos sonhos! Aliás sobre este tema fiz há pouco tempo um vídeo que coloquei no YouTube: http://www.youtube.com/user/reinojacheguei

Esther – Agradeço a sua participação. Estou emocionada e feliz. Grande Abraços.

Cláudia - Reino Já Cheguei - Muito obrigada pela oportunidade que me foi dada para divulgar o meu trabalho. Espero conseguir fazer chegar um pouco do Reino Já Cheguei, da paixão e motivação que ponho em tudo o que faço até vós. Foi um prazer.



Onde podem encontrar o Reino Já Cheguei:
Site: www.reinojacheguei.com
Blog:
www.reinojacheguei.blogspot.com
Facebook:
                Site -
www.facebook.com/reinojacheguei
                Story Book - www.facebook.com/historiasreinojacheguei
                Product - www.facebook.com/pages/Reino-J%C3%A1-Cheguei/122793171087138
                Author - www.facebook.com/pages/Reino-J%C3%A1-Cheguei/193892653978832
Twitter: twitter.com/#!/ReinoJaCheguei
Flickr: www.flickr.com/photos/reinojacheguei/
Etsy: http://www.etsy.com/shop/reinojacheguei
YouTube (como desenhar um reino) - http://www.youtube.com/user/reinojacheguei




Quando comecei as minhas entrevistas, fiquei muito ansiosa como seria a aceitação por parte dos convidados em aderir ao meu projeto. Hoje eu estou realizada, pois a meta está sendo alcançada:
Divulgar e Valorizar o Artesanato e o Artesão Brasileiro e agora o Artesanato Internacional, já que esta é a minha primeira entrevistada internacional.
Entrevista realizada por e-mail.
Obrigado primeiramente a Deus e a cada artesão colaborador pra realização deste projeto.
Bjus
Esther Almeida

2 comentários:

CRIS VACCARI disse...

Olá querida!
Amei seu blog!É tudo de bom...Aproveito para convidar para visitar meu cantinho e seguir se quiser...Será um imenso prazer...Já te sigo.AH...Tem selinho de AMIZADE E APROVAÇÃO na SALA DE MIMOS OFERECIDOS,do lado direito,na barra lateral.BLOGUEIRAS UNIDAS.Bjim no coração.Crica Vaccari
http://criseducando.blogspot.com/

Sandra disse...

Oi querida vim me deliciar com as novidades há algum tempo estava em falta contigo mas valeu a pena seu blog está 10.Bom domingo pra vc ,beijos.Sandra