Seguidores

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Artes Femininas

 Facilitando o Trabalho


A grande maioria das técnicas usadas para a pintura sobre tecidos poderão ser aplicadas sobre papéis e outras surperfícies sem que seu efeito se modifique.
Isso permite que se criem desde originais cartões de Natal até lindos papéis para embrulhos ou  decore belíssimas caixas em MDF. Como se trata de técnicas muito simples que poderão inclusive ser aplicadas por crianças orientadas por adultos. 
A primeira será o Peneirado, uma técnica muito simples mas de grande efeito visual. 



- Peneirado com Stencil

Com a técnica de peneirar você pode fazer belíssimos trabalhos. Seu maior cuidado deve ser o de manter desentupido os orifícios da peneira, para que a tinta respingue com uniformidade. Para isso, você deve lavar a peneira de vez em quando, durante a pintura.

Material Básico:

- alfinetes
- tintas
- fita crepe com 2 cm de largura
- figuras adesivas com o motivo desejado
- peneira de arame fina ou plástica grande
- escova de dente dura e nova (pois os pelos são mais regulares)
- recipientes para as misturas
- local a ser pintado (tecidos, emborrachados branco ou atoalhados).
- folhas naturais (samambaias, avencas, etc.) ou molde vazado(stencil).

Procedimento:

1-     Preparar a tinta – diluí-la com água, pois estando mais líquida mas fácil fica para passar pelo orifício da peneira..
2-     Fixe o tecido e o stencil no isopor com auxílio de alfinetes. Preste Atenção: para que os  moldes sejam confeccionados num papel com bordas grandes para que o salpicado não “invada” lugares não planejados. Se for de acetato isole a área com fita adesiva. Se estiver usando a máscara(parte interna do stencil), este problema não existe, pois o que interessa é o contorno salpicado.
3-     Com as cores indicadas, faça separadamente as seguintes misturas: tintas (3/4 parte) e água (1/4 de parte). Misture muito bem não deixe nenhum resíduo sólido.
4-     Para fazer o peneirado, pegue pouca tinta com a escova de dente e esfregue na peneira sobre o tecido a uma distância de 20 cm de altura, de maneira uniforme, tenha o cuidado para não concentrar muita tinta num só ponto, porque os respingos grossos, podem estragar o trabalho.
5-     Comece o peneirado usando a cor clara e termine com a cor escura, até chegar o tom desejado. Se desejar um tom mais escuro você poderá "peneirar" mais ou utilizar uma cor mais escura. Espere secar por 30 minutos, retire os alfinetes e o molde.



Obs: A máscara de papel ou acetato pode ser substituída por toalha de plástico.

Uma vez por mês,vou explicar uma técnica de pintura, retirada do meu livro Pinte na TECART. Espero que tenham gostado.
Que a tua semana seja uma semana de boa colheita e que seus frutos sejam paz, saúde e prosperidade em nome de Jesus. Fica na paz.
Bjus
Esther Almeida

Um comentário:

Clemilde disse...

Olá Esther!
mesnmo não pitandando vou acompabhar suas técnicas. Quem sabe qualuer hora eu pinte.
Beijos