Seguidores

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Artes Femininas

Vamos CARIMBAR?
carimbo de carambola e folhas naturais
A ARTE DE ESTAMPAR COM CARIMBOS

Um carimbo, basicamente, é qualquer objeto que, depois de molhado na tinta e pressionado sobre o tecido, estampa o seu formato.
Exemplos de carimbos: mão, frutas (carambola, etc), legumes (batata, cenoura chuchu, entre outros), borrachas, cortiça, isopor, entalhe em madeira, folhas naturais, parafusos, refugos (palitos de sorvete, lápis de carpinteiro, retrós vazio de linha, etc), espuma recortada no modelo desejado, etc.
Bolas, bolinhas e florzinhas minúsculas são obtidas carimbando com o cabo de pincel, palitos de churrasco e fundos de lápis e de caneta.
Assim, a própria mão pode servir de carimbo, basta mergulhá-la na tinta e imprimi-la sobre o tecido. Os carimbos podem ter motivos em alto relevo, ou seja, salientes, ficando estes gravados no trabalho.
A estamparia pela técnica do carimbo leva você a aprender desde a preparar um carimbo até a forma correta de usá-lo e a maneira mais simples de imprimir.
Para os que pretendem fazer da pintura em tecido uma profissão rendosa, os carimbos são verdadeiros achados: o trabalho é rápido, bastante fácil e permite composições – tanto na cor quanto na forma – incríveis. No mais, é apelar para a criatividade e inventar mil e um motivos para estampar tecidos.
Os carimbos são temporários ou permanentes. Os temporários são feitos com legumes, como: batata inglesa, chuchu, cenoura quiabo, etc... E com frutas como a carambola, etc... E os permanentes são comprados prontos de borracha, cortiça, entre outros, ou aproveitando certos materiais como um pedaço de bombril, um retrós de linha vazio, um palitinho de pirulito, etc...


·       Variação da Técnica:

1-      Estamparia com Legumes

  carimbo de batatas

Com está técnica, pode-se criar vários tipos de flores: papoulas, flor-do-campo, campânula – e frutas – caju, pêra, maça, etc. Os diversos tipos de legumes servem como carimbo para fazer a impressão no tecido.

Obs: Os trabalhos realizados com carimbos de frutas e legumes devem ser realizados todos no mesmo dia, pois as mesmas se estragam guardadas de um dia para o outro e o desenho perde a nitidez.

Material Básico:

            - Legumes (batata, cenoura, vagem, quiabo, pimentão, entre outros).
            - Tintas para tecido ou para serigrafia
            - Acrilpen
            - Faca sem serra de bom corte, Lápis, colher.
            - Pincel chato nº 12 ou 14
            - Tecido variado
            - Rolinho de espuma
            - Superfície lisa para esticar a tinta. – Ex. placa de vidro

·        Operações:

1)      Escolher o material a ser usado. (ex: legume)
2)      Cortar o material, usando uma faquinha bem afiada.
3)      Enxugar com um pano quando os carimbos forem legumes, para ser retirado à água que eles desprendem.
4)      Passar tinta com um pincel no legume e aplicar no lugar previamente determinado.

Dica:

Não pegue tinta com o pincel diretamente do pote, pois o contato com alimentos pode contaminar a tinta e fazer com que ela estrague. O correto é tirá-la do pote com uma espátula ou colher, colocá-la sobre uma superfície (como o azulejo, por ex.) e ali passar o pincel, sem retornar o que sobrou para o vidro de tinta.

·        Variações:

A-    Para estampar flores utilizando um chuchu, como ex.

carimbo de chuchu e folhas naturais
 
1)      Com a faca bem afiada, corte o chuchu mais fino, no sentido largura. O corte deve ser bem uniforme e plano. Enxugue bem a umidade da polpa.
2)      Com o pincel chato, passe tinta na cor desejada sobre as bordas da polpa do chuchu. Em seguida, pincele um pouco de outra cor no centro e vá puxando a cor até a extremidade, já pintada. Assim conseguirá um efeito matizado. Faça o mesmo em toda a superfície da polpa. Toda esta operação deve ser bem rápida.
3)      Agora, pressione o chuchu sobre o tecido, como se fosse um carimbo. Tire rapidamente o chuchu e terá uma bela flor. Repita a mesma operação de pintar e carimbar em toda a superfície que você quiser decorar, fazendo composições de ramos.
4)      Complete o desenho com detalhes, cabos folhas, usando para isso a caneta Acrilpen

Obs: Faça a pintura com outros legumes, usando esta mesma técnica. Por ex: cortando uma batata crua no sentido do comprimento pode-se pintar uma pêra, ou caju, ou uma berinjela. Com quiabo cortado na horizontal e sem sementes, pinte flores do campo e miosótis.


 B - Para estampar desenhos abstratos utilizando uma batata e cenoura, como ex.:

 carimbo de cenoura

1)      Corte a batata e a cenoura crua, com uma faca afiada, na forma desejada.
2)      Passe a tinta, com o rolinho, sobre a área cortada.
3)      Pressione a batata-carimbo sobre o tecido, retirando de uma só vez. Imprima a segunda parte do desenho com a cenoura, da mesma forma que fez com a batata. Repita todas as etapas anteriores com a segunda cor.

Dicas:

·        Retire o carimbo sempre de cima para baixo, para não borrar.
·        Se quiser, pode recortar a batata em forma de estrela, números, letras, flor, etc.
·        Se uma impressão sair com pouca tinta, repita sobre o mesmo local.

IMPORTANTE:

Anote agora estas dicas, comuns a todos os processos de estamparia por carimbos, sejam os de madeira, folhas naturais ou legumes.

A-    O algodão deve ser devidamente preparado para receber a tinta. Deve-se lavá-lo em várias águas com sabão neutro e, se necessário, deixá-lo de molho em água quente, para que saia toda a goma.
B-    O tecido deve ser passado antes da impressão.
C-   Para estampar camiseta é necessário colocar uma base por dentro dela, para evitar que a tinta passe de um lado para o outro da roupa.
D-    Assim que a pintura estiver seca (de 30 minutos à 1 hora), passe o tecido, pelo avesso, para fixar a tinta.
E-     A tinta usada deve ser bem diluída, mas não aguada, com uma consistência que escorra da colher. Se estiver muito dura, adicione água ou aquarela silk clareador/incolor, aos poucos.

Com existe vários tipos de carimbo, esta aula será dividida em partes. Aguardem!
Estas explicações são retiradas do meu livro Pintando na TECART!!
Bjus
Esther Almeida

2 comentários:

Soraia Melo disse...

que legal essa dica de pintura...dica nao...aula..obrigada Esther, vou compartilhar com os amigos do facebook :)
beijinhos e um otimo dia pra vc, viu?
So *Ü*

Nety Belarmino disse...

Oi querida.
Tem selinho pra vc lá no meu cantinho.Espero que vc goste.Beijocas.