Seguidores

sábado, 19 de março de 2011

Entrevista com uma Grande Amiga Artesã

Entrevista para o blog TECART - Esther



Minha Entrevistada do mês é Bete Ribeiro
Especialidade: Apresentadora do Programa Sabor de Vida - TV Aparecida
Blog: http://beteribeiro.blogspot.com

Uma mãe meiga e carinhosa. Uma mulher vitoriosa, carismática, dinâmica. Uma profissional brilhante e competente que a frente do Programa Sabor de Vida – TV Aparecida (Apresentação: segunda à sexta das 15h05 às 16h50 - 2ª exibição de madrugada 3h30 às 5h15) - http://www.a12.com – juntamente com sua equipe e sua amiga e companheira Dora iluminam as nossas tardes.

Esther – Quando foi que o artesanato surgiu em sua vida?

Bete- Já faz tempo, não me lembro exatamente quando. Lembro de passar tardes, ainda era criança, com minha mãe e minha irmã folheando revistas e fazendo arte com papel, dobradura. Já fiz decoração de festa infantil pintando isopor, decorei cestas de café da manhã, arranjos florais tambem.
Sou apaixonada por artesanato, na minha casa a decoração é toda artesanal e estou começando uma coleção de Divinos.

Esther – Você tem alguma preferência por alguma técnica especifica de artesanato? E porque?

Bete - Me encanto com a criatividade dos artesãos que se apresentam no Sabor de Vida, gosto de tudo mas o que sei fazer mesmo e com avesso perfeito, é ponto cruz, fiz todo enxoval da minha filha em ponto cruz, e recentemente bordei para o projeto lovequilts acolchoados de amor.
Arrisco tambem pintar caixas de MDF, decoupage, fuxico, um pouquinho de crochê, enfim acho que tambem sou artesã.

Esther – Há quanto tempo você está a frente do Programa Sabor de Vida?

Bete- Há 5 anos, Meu primeiro dia na TV Aparecida foi 5 de março de 2006, Dia da Mulher.

Esther – Você tem ao seu lado uma equipe fantástica que fazem um programa de qualidade na TV brasileira, como surguiu a idéia de criar este programa?

Bete- O projeto é da Rede Aparecida, quem idealizou foi o Pe Josafá com quem trabalhei no primeiro ano que entrei. O programa é de variedades e os quadros mais comentados são: culinária e artesanato. Durante esse cinco anos alguns diretores já modificaram o projeto inicial, incluindo novos quadros e temas.
Hoje a equipe é formada por quatro produtores, um diretor, uma auxiliar de culinária, e Dora e eu na apresentação. Somos uma equipe pequena para um programa diário, mas cada um realiza seu trabalho com muita competência e amor. Tenho o maior orgulho de fazer parte deste programa.
O Sabor de Vida está entre os primeiros programas de maior audiência da Rede Aparecida e tambem nos acessos do portal A.12.com

Esther – O Programa Sabor de Vida é um grande incentivador e divulgador do artesanato brasileiro. Como você vê essa fase do artesanato brasileiro estamos crescendo ou ainda há muito o que fazer?
Bete- Crescendo e muito. No começo do programa o quadro era exibido três vezes por semana, menos de dois anos colocamos de segunda a sexta. Depois aumentamos o tempo do quadro, aliás creio o Sabor de Vida é o programa que tem o maior tempo na tv aberta. Junto a isso sempre apresentamos reportagens em feiras de artesanato, iniciativas onde o artesanato está presente.
Tem ainda o quadro Vida com Arte, onde visito um artesão e mostramos a família, o atelier, alunas.
E todo ano no Dia do artesão 19 de março, valorizamos o artesanato de alguma região brasileira, já mostramos as rendeiras de Maceio, as ceramistas do Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais, o artesanato com fibras de bananeiras do Vale do Ribeira em São Paulo e o talento artesanal do povo capixaba.
O artesanato brasileiro é referência para o mundo e tem muito a oferecer.

Esther – Qual a sua dica para o artesão que participa pela primeira vez de um programa de TV?

Bete- A televisão abre muitas portas e participar de um programa não é só para alguns sortudos. No Sabor de Vida damos a oportunidade para gente nova mostrar o seu trabalho. È preciso acreditar, procurar os produtores, estar aberto para partilhar técnicas, moldes, caprichar no acabamento, atender o telespectador que tiver dúvidas, enfim tem espaço para todos, não desistam na primeira tentativa.

Esther – Você se sente realizada com o que faz?

Bete- Muito realizada. Sou jornalista e sempre desejei divulgar notícias boas.
No Sabor de Vida fazemos sempre essa opção, mostrar o belo, aquilo que o ser humano é capaz de realizar para ser mais feliz e fazer a diferença.
Procuro todos os dias falar da missão que Deus nos confiou neste mundo e encorajar as pessoas a acreditar que cada um de nós tem um talento, uma vocação.
Mas o que me faz sentir plenamente realizada é saber que a mensagem que passo toca o coração das pessoas, coloca sabor em muitas vidas.


Esther – Qual a sua perspectiva para 2011?

Bete- Comecei o ano com um blog e a primeira postagem foi um pedido:
Que 2011 seja realmente um ano novo para mim. Estou sempre em busca de desafios. Tenho planos e objetivos, mas não tenho pressa, tudo deve acontecer no tempo que Deus nos reserva.
Com relação ao artesanato quero continuar divulgando, apoiando e descobrindo essa arte que tanto me fascina.

Esther – Agradeço a sua participação ecolaboração com o meu projeto. Estou extremamente emocionada e feliz em poder entrevista-la. Grande Abraços.

Bete- Eu tambem, é a primeira vez que dou uma entrevista virtual, espero ter correspondido as expectativas.
Agradeço o carinho Esther. Parabens pelo projeto.


CD BETE RIBEIRO CONTANDO HISTÓRIA
Adquira o seu pelo telefone (12) 3133-8233
ou pelo e-mail cdcontandohistorias @gmail.com
Somente R$ 10,00 mais frete.

Quando comecei as minhas entrevistas, fiquei muito ansiosa como seria a aceitação por parte dos convidados em aderir ao meu projeto. Hoje eu estou realizada, pois a meta está sendo alcançada:
Divulgar e Valorizar o Artesanato e o Artesão Brasileiro.
Entrevista realizada por e-mail.
Obrigado primeiramente a Deus e a cada artesão colaborador pra realização deste projeto.
Bjus
Esther Almeida

4 comentários:

Andréa disse...

BOm dia!!! Adorei a entreivista, vou passar no blog da Bete para conhecer.

beios

Inês Andrade disse...

Oi Esther. Até que enfim encontrei seu blog e estou te seguindo tb. Menina seu blog é lindo. Ainda não deu tempo mas vou ler sua entrevista c/ a Bete, pena q aqui na minha casa não estou conseguindo pegar a rede Aparecida, só tem coisa boa né? Amiga, dá uma passadinha lá no meu blog e epega um selinho q ganhei e ofereci à todos q me seguem o nome dele é gota no oceano, pega o seu tá? Bjs e fique c/ DEUS e Nossa Senhora..

Unknown disse...

Olá.
Estou passando rápidinho para lhe deixar meu carinhoso abraço, amei tê-la no meu niver,adorei tantos amigos, meu coração extravasou de alegria de me sentir tão amada.
Desculpa nem falar sobre sua postagem mas estou a fazer as malas para ir visitar os netos na Inglaterra.
beijos
ISA

arteirinho vip disse...

Olá Conheço a Bete pois já participei do programa SABOR DE VIDA a Bete é um AMOR DE PESSOA parabéns p\ entrevista !!!