Seguidores

sábado, 27 de novembro de 2010

Entrevista com uma Grande Amiga Artesã

Minha entrevistada de hoje é Roseli Daniel.


Criativa de um talento nato para a pintura, suave e muito simpática. Ela é instrutora de uma grande empresa de produto do ramo, onde participa de workshop pelo Brasil e pelo mundo com muito dinamismo. Tem algumas revistas de Pintura em Tecido publicadas (que eu tenho). Trabalha com diversas técnicas de pintura (tecido, vidro, madeira,etc). Esteve presente na Mega Artesanal2010 entre ountros eventos que participou durante o ano.

Esther Quando foi que o artesanato passou a fazer parte da sua vida?

Roseli - Meu pai era pintor de tela a óleo, e com 7 anos comecei a pintar porque acha fascinante o que saia das misturas de tintas.Comecei a dar aula nas igrejas com 12 anos para a comunidade, somente pintura em tecido.
Quando tinha 16 anos entrei para o Banespa, fiquei lá até 1987, não dava mais aula só vendia peças.(de tecido, tela e pintura em porcelana)
Voltei dar aula, e fui convidada a entrar para a Sutaco, que vendia muitas peças para outros países. e eu fazia a vitrine de bebê todos os anos, loja que ficava dentro do metro república
Trabalhei em feiras de artesanato, (Republica), a Acrilex me encontrou nesta feira, e me convidou para fazer divulgação da tinta baby colors, foi uma revista inteira com este produto. Assim que saiu esta revista eu tinha dois meses na empresa e ja fui convidada a ir para o méxico. E até o momento trabalho com eles, dando aulas em várias lojas em São Paulo, workshop pelo brasil e algumas feiras no exterior.

Esther O que te inspira no processo criativo?

Roseli - Embora eu trabalhe com muitos materiais, pois em aula tenho que trabalhar com todo tipo de artesanato o que mais me agrada é a pintura, nem sei como faço isso, mas quando uma aluna me apresenta a peça, sempre coloco os vidros de tinta de ponta cabeça, (pois o rotulo, nos distrai), vejo as cores que combinam e automaticamente vai brotando idéia, dificilmente tenho que refazer algo. Prefiro as cores claras para começar, e as escuras como complemento assim dificilmente sai algo errado..

EstherDas diferentes técnicas de pintura que você faz qual é a sua predileta?

Roseli - Country e o still life, embora eu ainda tenha muito a aprender.

EstherA 1ª publicação da suas revista quando aconteceu?

Roseli - Na realidade a primeira publicação foi no jornal estado de São Paulo que todos os domingos trazia trabalhos artesanais, depois acho que foi em 2003 na Editora Criando Arte, com pintura em tecido-bebê , depois natal e especial madeira, em seguida as outras editoras começaram a me procurar, como a casa dois, On line e Minuano. Em virtude de muitas viagens não fiz revista nacionais neste ano.
Tenho mais revistas editadas no méxico. Revistas Pinceladas Artísticas en Tela - e El Pincel Mágico color en tela, em virtude de muitas feiras de manualidades neste pais. Uma em Portugal e também no Peru.

EstherO que você sente quando esta administrando uma aula durante um evento?

Roseli - Eu amo dar aula e amo pessoas, não me vejo fazendo outra coisa. Não tem gratificação maior que ver um aluno feliz saindo com uma peça pronta. Muitas pessoas procuram artesanato, porque o médico indicou, por stress, ou solidão e no final da aula, essas pessoas saem realizadas com peças prontas e com novos amigos , tem coisa melhor que fazer amigos??.

EstherDurante os seus whokshops pelo mundo você busca novidades para os seus futuros projetos?

Roseli - Sim, sempre que estou em outro país trago muitas revistas e procuro sempre fazer alguns cursos, alias meus alunos esperam sempre por isso. Comecei dar aula com 12 anos de idade , nas igrejas para a comunidade, Ja dou aula a 29 anos e até hoje eu faço aulas de pintura. Estou sempre aprendendo. Infeliz daquele que acha que ja sabe tudo. Isto não existe, sempre temos coisas novas para se aprender, tanto na pintura como em qualquer outra profissão, veja um médico por exemplo, nunca termina seus estudos, assim é conosco no artesanato.

EstherQual a dica que você daria ao artesão que deseja participar de um programa de TV?

Roseli - A concorrencia é muito grande, seu diferencial tem que ser no capricho.
Muitas pessoas, erram em colocar  em uma so peça várias técnicas. Isso acaba poluindo o trabalho.
Harmonia nas cores, pintar a peça por dentro (caso caixa) , fazer tudo com muito carinho, como se estivesse fazendo para você.
Marque uma hora com a produtora, leve cerca de umas 10 peças para ela escolher (fiz assim na Gazeta). Assim você estará dando opção e automaticamente já marca outros programas.
Seja clara, na explicação, tudo tem tempo marcado. Pessoal de TV são todos muito gentis, eles tratam todos muito bem e te deixam muito a vontade. No momento exato nos explicam tudo como se faz.
Nunca, nunca chegue atrasada.
E muito importante, na TV, devemos ter a mão bem feita, mas com esmalte claro, para não chamar mais a atenção que a peça que você esta fazendo, isso também serve para gravação em revista.(Aprendi isso com uma produtora)

Esther - Quais são os seus planos para o futuro?

Roseli - Ester, eu trabalho em uma grande empresa de tinta, a qual eu fui convidada e tenho o maior orgulho em representar a marca, por ser uma excelente tinta, por ser uma empresa que se preocupa com o meio ambiente, e por estar em 34 países.
Tenho graças a Deus a oportunidade de viajar com eles, e com isso minha bagagem na pintura cresceu muito, nunca em toda a minha vida sonhei e em viajar para outros lugares, tanto Brasil como exterior. Eu amo o que faço, sei que no próximo ano, farei muitos workshop para o Brasil, portanto meus planos continuar dividindo o que aprendi com todos, pois quem divide conhecimento, aumenta.. Parece uma conta absurda, mais não é.
Tudo o que desejamos aos outros volta infalivelmente, então vamos desejar o bem.

EstherAgradeço a sua participação. Saiba que fiquei muito emocionada e feliz. Grande beijo.

Roseli - Esther querida, muito obrigada pelo convite e estou a disposição de todos para qualquer duvida.
Bjs carinhosos a todos
Roseli Daniel


Objetivo destas entrevistas é estar sempre valorizando o artesão brasileiro.
Está entrevista foi realizada por e-mail.
Esther Almeida

2 comentários:

Anônimo disse...

Adoro suas entrevistas,você esta de parabéns pela iniciativa!
No meu blog tem sorteio de natal entre e se escreva,um bom domingo a ti e sua familia.

Cleusa Nery disse...

Olá Ester,vim te agradecer pela visita no meu cantinho,parabéns pelas entrevistas,gostei mesmo,suas pinturas de natal estão lindas.
Seu blog leva nota miiiiiiil.
Beijão.
Cleusa.