Seguidores

domingo, 5 de dezembro de 2010

Entrevista com um Grande Amigo

O entrevistado desta semana é Rogério Chiaravalli.



Um garoto, apenas 25anos, mais de muito talento e determinação. Radialista, jornalista e até foi animador de festas infantis. Atualmente diretor de produção e apresentador do Programa Arte Brasil, exibido no Canal Rural, do Grupo RBS. Ele também tem realizado assessoria técnica para Estratégia de Comercialização do Produto Artesanal (através do SEBRAE). Idealizador da Loja Vitrine do Artesanato. Participou de vários eventos divulgando o programa, entre eles a Mega Artesanal e a Brazil Patchwork Show. Ele leva o Arte Brasil até sua cidade, loja e ateliê – divulgando-o e valorizando com muito estilo.


EstherDê Itu-SP para o mundo. Como você descreve o crescimento de Rogério Chiaravalli.

Rogério - Graças a Deus tudo o que consquistei foi com muito esforço e dedicação isto nos faz dar mais valor para as nossas conquistas. Antes de ser o apresentador do programa Arte Brasil sempre estive envolvido com o projeto, desde o início, quando colaborei na criação e no desenvolvimento do programa, e tudo aconteceu na sua hora certa, quando a gente faz com sinceridade e amor não tem porque não dar certo né? E foi assim, crescendo dia a dia e hoje o nosso programa tem uma audiência maravilhosa em nosso país inteiro e graças a internet também em outros países, já recebi e-mails e soube que temos uma audiência boa em Portugal, Japão e Itália. E tudo isso com muito trabalho e determinação, pois nosso principal objetivo é difundir e divulgar o talento e a arte brasileira.

EstherComo nasceu o seu envolvimento com o artesanato (já que não é um artesão)?

Rogério - Há 6 anos atrás fui convidado para vir a São Paulo criar o programa Arte Brasil. Foi quando conheci sobre o mercado, os artesãos e o público, de cara já me encantei com o projeto por que além de levar cultura e informação, trabalhar com o artesanato é ter a chance de me mexer com a vida das pessoas pois envolve auto-estima, terapia e geração de renda. A gente percebe isso nos e-mails e cartas que recebemos diariamente com as histórias de vida. O artesanato sempre esteve presente na minha vida através das minhas avós e minha mãe, que é uma verdadeira arteira, faz tricô, crochê, pintura em tela, em porcelana, madeira e agora está apredendo patchwork e sempre admirei seus trabalhos e portanto o artesanato não era algo novo pra mim e depois pude perceber que era algo bem familiar. (rs)

Esther Comente sobre os preparativos diário do Programa Arte Brasil

Rogério - Um programa diário envolve muito trabalho e preparativos, hoje o Arte Brasil é gravado aqui em São Paulo uma vez por semana gravamos os programas correspondentes a semana seguinte. Todo dia estamos pesquisando novidades, técnicas, artistas para se apresentarem em nosso programa, pois uma das nossas preocupações é ter uma pauta bem elaborada e inédita.

EstherE a sua equipe...

Rogério - Nossa equipe é muito competente, desde equipe técnica, os câmeras, camareira, maquiadora, produção todos super envolvidos com o programa e que se dedicam ao máximo para que tenhamos um programa alegre, dinâmico, com novidades, com uma boa imagem, mostrando bem a aula e os detalhes. Isso tudo faz muito a diferença, pois para o sucesso do programa é preciso estar tudo bem afinado, não basta eu saber bem a pauta, fazer o meu papel e ter uma boa convidada é preciso este trabalho em conjunto para o resultado no ar ser satisfatório.

EstherVocê vem administrado seminários junto ao SEBRAE. Dê uma dica básica de como o artesão deve fazer para comercializar o seu produto com sucesso.

Rogério - Hoje não podemos ficar de fora da internet, no ínicio deste mês de novembro estive em Cuiabá - MT abordando Estratégias de potencialização da comercialização da produção artesanal e insisti muito nesta tecla pois através da internet podemos ampliar nossos horizontes, com ela divulgamos nossos produtos, fazemos relacionamentos, trocamos informações, conhecemos nosso público e podemos efetuar as vendas. Então com um baixo custo podemos informar, divulgar e vender sem limitações geográficas. Como sabemos é crescente o número de internautas e as vendas on line também, portanto eu aconselho investir seu tempo em internet, tenha um blog, participe das redes sociais e conheça sites que permitem vender através de lojas personalizadas, existem sites próprios para os artesãos, pesquise e atualize-se sempre!

EstherDê uma orientação de como proceder para participar de um evento pela 1ª vez (ex. Mega Artesanal).

Rogério - Outra forma de vender seus produtos é através de participações em feiras e eventos, mas para que seja um sucesso é preciso fazer um planejamento antes, e alguns questões nesse planejamento devem ser: quem é o público deste evento? (o que buscam?), planejar e produzir com antecedência o estoque, determinar todos os gastos envolvidos (viagem, mão de obra, alimentação, entre outros). Importante colocar na ponta do lápis todo o investimento e calcular o quanto é preciso vender para cobrir os gastos e obter o lucro, faça isso e observe se realmente é vantajoso participar do evento e assim você terá uma meta estabelecida de quanto precisa vender para sua participação no evento ser um sucesso.

Esther O que o levou a criar a Loja Virtual Vitrine do Artesanato?

Rogério - Quando apresentávamos no programa Arte Brasil técnicas novas, materiais e ferramentas inovadoras percebemos que o público tinha uma grande dificuldade de encontrar esses produtos, pois pela imensidão do nosso país fica complicada a distribuição dos materiais em todas as lojas onde o nosso programa chega, que em muitos lugares as pessoas precisam viajar para encontrar lojas de artesanato. Foi observando esta necessidade que decidimos criar a loja virtual Vitrine do Artesanato onde as pessoas podem adquirir os produtos que assistem na televisão através do telefone ou pela internet, uma maneira fácil e segura de fazer artesanato sem sair de casa!

EstherQuem desejar convida-lo para participar de um evento em sua loja/ateliê como deve proceder?

Rogério - Adoro fazer eventos nas lojas e ateliês pois tenho a chance de conhecer e ficar próximo das pessoas que sempre nos assistem e o melhor receber o carinho de todos. Aproveito então para divulgar que posso estar em qualquer loja de artesanato do Brasil é só me convidar, e este convite pode ser enviado através do e-mail contato@programaartebrasil.com.br, será um grande prazer conhecer e divulgar a sua loja e ainda poder viajar conhecer lugares e pessoas encantadoras.

Esther Seus planos para o futuro?

Rogério - Trabalhar muito, conquistar novos parceiros que apoiem o artesanato brasileiro e tornar o programa Arte Brasil cada vez mais um programa reconhecido em todo país e assim valorizar a nossa cultura e o trabalhos dos artesãos brasileiros.

EstherAgradeço a sua participação. Saiba que fiquei muito emocionada e feliz. Foi uma honra poder entrevistá-lo. Grande beijo.

Rogério - Eu é quem agradeço demais o convite, fiquei muito honrado em ser convidado e ter essa chance de divulgar o meu trabalho, aproveito então para fazer o convite, não perca o Arte Brasil de segunda a sexta às 17h e também às 10h30 da manhã no Canal Rural (parabólica, Net canal 35, SKY canal 105 e Via Embratel canal 108) e também pode assistir pelo site: www.programaartebrasil.com.br
Também quero divulgar meu blog www.canalrural.com.br/rogerio sempre com novidades do artesanato e bastidores das gravações.


Objetivo destas entrevistas é estar sempre valorizando o artesão brasileiro.
Está entrevista foi realizada por e-mail.
Esther Almeida

5 comentários:

Fátima Artesanatos disse...

Amei a entrevista do Rogerio...um Ituno como eu.
Eu assisto todo dia o programa Arte Brasil,e gosto muito.
Ficou muito legal Esther...parabens amiga.bjs
Fátima

Unknown disse...

Paz amada,td bem, amei essa entrevista com Rogério, ele é um doce, estou ausente, de plantão no hospital desde sexta-feira, perdoe-me n"ao estar respondendo á td que me dedicas, o hospital me emprestou esse notbook sen"ao iria ficar doida, direto aqui dentro com minha paciente, logo voltarei, grande beijo e Deus te abençoe!!!

estanis-artes disse...

Olá Esther,
Obrigada pelo carinho da visita, e amei a entrevista que fez com o Rogério.
Volte sempre que puder que sua visita será sempre bem vinda.
Lindo trabalhos.
Boa semana e bjs

Rogério Chiaravalli disse...

Olá Esther, ficou excelente a matéria, mais uma vez agradeço o espaço e o carinho.
Parabéns pelo blog e pelo seu trabalho.
Sucesso!!!
bj grande
Rogério Chiaravalli

TEREZA CHIARAVALLI disse...

Prazer Esther, adorei a entrevista com o Rogério, obrigada pelo seu carinho.
Seu blog está lindo.
Bjs!
Tereza