Seguidores

domingo, 21 de novembro de 2010

Entrevista com um Grande Amigo Artesão

Hoje o meu entrevistado é Cauê Santos (o crocheteiro gaúcho) - do blog Vida com Paz.



Dinâmico, arrojado, alegre e extrovertido, inteligente e um artesão criativo. Massoterapeuta e crocheteiro. Ele encanta-nos com belos crochês. Com muito amor pela sua profissão.

Esther – Massoterapia ou Crochê – qual é a sua maior paixão?

Cauê - Sou apaixonado por tudo que faço, e na verdade, para fazer qualquer coisa tenho que estar realmente apaixonado. Porém tanto as massagens e o corpo humano de uma forma ampla, quanto o crochê, fazem parte não somente da minha rotina, mas também da minha essência como pessoa.

Esther – O que é massoterapia?

Cauê - Massoterapia basicamente é um conjunto de técnicas de massagens corporais que auxiliam no tratamento de doenças, relaxamento físico e mental, alívio do stress, firmeza da pele e tonificação dos músculos, etc.

Esther – Dê-nos uma dica básica de massagem para um alívio rápido do stress cotidiano, que uma pessoa possa fazer em casa?

Cauê - Fazer massagem nos pés! Essa é a grande pedida. Como os pés sustentam e recebem todo o peso do nosso corpo, é natural que no fim do dia a gente sinta dor nessa área do corpo, e para isso é só ficar descalço quando chegar em casa, e se possível deixá-los de molho em água morna. É tudo de bom e relaxa muito!

Esther – Quando surgiu o seu interesse pelo crochê?

Cauê - Durante a adolescência. Sempre gostei do artesanato de forma geral, e nessa fase, eu fazia tapetes de retalhos com auxílio de uma agulha de crochê, e instigado com o gancho da agulha comecei a trabalhar com linhas. Aprendi sozinho, e fui aperfeiçoando a técnica com revistas, e fazendo muitos trabalhos. Por um bom período na adolescência me mantive quase que exclusivamente do dinheiro que ganhava fazendo crochê.

Esther – Onde você busca a sua fonte de inspiração?

Cauê - Tudo é fonte de inspiração para mim... hehehe
Como observador, analizo tudo, as pessoas, a natureza, o meio ambiente, as relações. E preferencialmente procuro criar algo que vá servir as pessoas, que tenha um propósito maior. Gosto de ter aquele sentimento de missão cumprida e utilidade.

Esther – Qual é a tua preferência ao criar?

Cauê - Trabalhos para casa! Acho que a casa da gente é nosso refúgio, e como tal, precisa ter a nossa cara, os nossos detalhes, nosso gosto e sentimentos. Por isso a maior parte dos meus trabalhos são para esse setor... hehehe

Esther – Quais são os seus próximos projetos, planos e idéias?

Cauê - São muitos ! Hehehehe
Hoje, faculdade que é minha prioridade e é nela que foco meu objetivo maior. Depois tem o trabalho, que se divide em vários setores, pois além dos artesanatos, vendo produtos da natura, roupas e lanches.
Estou numa fase ótima, trabalhando bastante, semeando muito e colhendo dia após dia. Tenho essas múltiplas funções, e atendo clientes em três espaços de massoterapia. O objetivo é sempre melhorar, a mim mesmo, e a realidade a minha volta.
Estou sempre em busca desse algo melhor, mas procuro equilibrar tudo isso para conseguir viver com paz e tranquilidade.

Esther – Dê um conselho pra quem tá iniciando no ramo do artesanato.

Cauê - Perseverança, determinação, confiança. Saber que há dias bons e ruins. E que tudo é uma fase, por isso é importante aproveitar as boas, e conseguir crescer e aprender diante das ruins.

Esther – Você também gosta de cozinhar, ler e escrever. Qual o seu prato predileto de cozinhar?

Cauê - A comida de cada dia... Hehehehe
Normalmente cozinho todos os dias, pelo menos no almoço. E aí entra pratos simples, mas que ganham um sabor especial quando feitos com criatividade. Como disse, eu também faço lanches para vender, então estou constantemente me atualizando e buscando novas receitas. Prato predileto são milhares (hehehehe), mas quando quero comemorar algo, faço uma lazanha que é tudo de bom! hehehe


Esther – Pode dar-nos a sua receitinha?

Cauê - Com humor e tranquilidade na hora de preparar qualquer receita. Seja para o arroz e feijão ou para um prato mais elaborado, ter a mente sadia na hora de fazer, é o melhor ingrediente para que a comida vire um sucesso!

Esther – Indique um bom livro?

Cauê - São muitos ! Mas gostei demais de um livro chamado: "Jesus, o maior psicólogo que existiu".

Esther – Descreva-nos o universo do seu blog. E relacione seus endereços de contato (blog, orkut, e-mail, etc)

Cauê - Bom, meu blog retrata não somente meus trabalhos, mas também minha personalidade, espiritualidade, conversas e pensamentos. Gosto de fazer vínculos e contatos com as pessoas á minha volta no dia a dia. Sou de conversar, e não perco oportunidade de crescer através da experiência alheia. Gosto quando as pessoas visitam meu espaço virtual e se sentem acolhidas, bem recepcionadas. Mais que uma vitrine de trabalhos artesanais, é um espaço para troca de experiências!
Eu tenho a princípio três formas de comunicação virtual:
Email: caue_turu@hotmail.com

Blog: http://vidacompaz.blogspot.com
Orkut: Cauê Santos Massoterapeuta ¹ e ² (tenho dois perfis no orkut)

Esther – Agradeço a sua participação. Saiba que fiquei muito emocionada e feliz. Grande beijo.

Cauê - Na verdade o maior agradecimento é o meu! Hehehehe
Fiquei tri feliz com a oportunidade de participar da tua idéia de entrevistar artesãos. Quero te parabenizar pelos teus trabalhos, pela tua iniciativa, e desejar sucesso, saúde, conquistas e muita paz.
Um beijo no coração!


Objetivo destas entrevistas é valorizar o artesão brasileiro cada vez mais.
Está entrevista foi realizada por e-mail.
Esther Almeida

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse menino é com certeza,presença de Deus em nosso meio. Parabéns pela entrevista