Seguidores

domingo, 14 de novembro de 2010

Entrevista com uma Grande Amiga Artesã

Desta vez a amiga é Irma Andréia - do Blog Flor de Prenda.



Irma Andréia é uma pessoa encantadora, linda, meiga, simpática e criativa. Uma mãe super dedicada. Ela decora e encanta o quartinho do bebê, mas aguardado de nossas vidas com tanto carinho e dedicação, tudo muito lindo e harmonioso. Divulgadora do sling no Brasil, ela própria usou para provar a funcionalidade do produto quando sua filha nasceu. Irma também cria produtos práticos, criativos e funcionais para a decoração do lar.
Você encontra esta mensagem no blog dela: ¨Somos artesãos... Como botões... Cada um com seu estilo, sua cor, sua função, seu brilho e sua forma... Somos artesãos... Como botões... Alguns simples, outros discretos, arrojados e outros mais espalhafatosos... Como botões somos artesãos... Que a cada dia cria, modifica, aprimora, embeleza o mundo feito à Mão!!! " - Assim é Irma.

Esther – O que é e a quem se destina Flor de Prenda?

Irma - É só um blog!!!! Se destina, primeiro pra mim... é meu! É onde eu coloco um pouco da minha vida!!!É onde eu sempre tenho companhia, onde quem me visita, sempre quer ver novidades...  Quando mudei de cidade, com um bebê de 2 meses (Laura) estava muito sozinha... ai fui me direcionando a costura... depois entrei num Grupo de Ponto Cruz, do MSN, e com o incentivo de algumas amigas, acabei criando um blog pra mostrar meus trabalhos... Logo minha mãe queria ver as fotos da neta e com isso já são quase 4 anos de Flor de Prenda! Muito mais que eu esperava!!!

Esther – Você buscou inspiração nas suas filhas para iniciar-se no ¨mundo dos bebês¨ criando pra elas peças tão diferenciadas e práticas?

Irma - Com certeza! Minha primeira cliente foi Julinha!!! Na metade da gravidez, ainda não sabia como ajeitar as coisas, estavamos finalizando a construção da casa, pouca verba. Dando uma olhadinha nas lojas, vinham muitas peças nos kits, as vezes nem era bonito e como algumas peças eu tinha guardado da primeira filha, eu achava um gasto desnecessário... acho que muitas mães passam por isso... Então decidida e apoiada pelo marido resolvi fazer tudo em casa... e ficou do jeito que eu queria... todo mundo gostou. Ai depois começaram a chover perguntas do tipo: Você aceita encomendas? Ai já são quase dois anos com as encomendas virtuais!
Completando, eu como mãe, primeiro, gosto de pensar na vida útil das coisas... tudo bem que algumas peças o bebe usara mais quando pequenino... mas muitas podem ter uma vida bem longa... e eu gosto de falar sobre isso quando as mães entram em contato comigo!


Esther – Vejo sempre em seu trabalho a participação das meninas (suas filhas). Como é essa relação trabalho x família?

Irma - É uma bagunça!!! Eu não tenho hora pra nada!!! Melhor, não tenho hora pra trabalhar... nem pra brincar!!! Escola, refeição, tudo se encaixa na rotina das meninas... mas as vezes, eu literalmente paro tudo pra fica só com elas... assim como as vezes sento no quarto delas pra ver filminho fazendo o caseado rs. Mas tambem, depois que elas dormem, eu pego firme meu trabalho!  Muitas peças eu já montei com a Julia no colo rs. Sempre tenho algo menos minucioso em andamento para essas ocasiões. A Laura adora participar... cortar linhas... escolher certos detalhes... ela ajuda muito no processo criativo!!! Afinal criança ve o mundo com outros olhos não é mesmo!!! 

Esther – Quais os elementos você busca para o processo de criação das suas peças?

Irma - De um tempo pra cá, tenho comprado revistas de decor para quarto dos filhos e bebês. Mas assim... não tenho elementos, eu tento ver o que 'esta na moda' me interar das novidades... ai pelo menos 1 vez por semana eu passo na loja aqui pra ver o que tem de bom... Então, quando uma mamãe manda um e-mail, dizendo o que gosta, como quer... eu tento já passar o orçamento com as idéias, e opções de cores... Desenho todos os esquemas de montagem numa agendinha... tento sempre mudar... ou melhor... não consigo repetir uma ideia sabe... parece que depois que fiz uma vez, não consigo repetir... para cada pessoa um 'click' diferente... eu gosto de pensar em misturar mais idéias... as vezes faço um esqueminha no papel,  e na hora de montar não gosto muito... ai vira e mexe e sai o resultado que eu queria... Eu gosto muito de me inspirar.... ver os blogs alheis, revistas... idéias sempre serão bem vindas....

Esther – Como surgiu o sling? O que é e como usá-lo?

Irma - O sling, é uma faixa de 2 metros de tecido, preso em argolas de aço que ajustado ao corpo da mãe permite carregar o bebê, recem nascido, até 20 kg...
A turminha da escola da minha Laura, foi escolhida pra representar a escola na abertura dos Jogos Escolares... e eu me apavorei - Ginasio lotado, carrinho de bebe nem pensar... bebe conforto dificil... (mas isso era na mesma tarde) entrei na internet... e me deparei com o sling... que levava em média 20 dias pra chegar!!! Tinha um tecido aqui, sai comprei argolas e fiz um... todo mundo me chamando de louca, enquanto Julinha (com 50 dias) durmia calminha...  Assim o conheci... super recomendo... é alem de um acessório, é uma filosofia... o bebê fica sempre ao alcance de um beijo materno!!! Têm muitos sites com explicações mais técnicas...


Esther – Além dos produtos para bebê, você cria produtos práticos e criativos para a decoração do lar também. Qual é a sua preferência no processo de criação?

Irma - Bebês. Adoro coisas pra bebês... Sempre falo pro meu marido que agora que não pretendemos ter mais filhos estou sempre cheia de idéias rs... então, seguindo os conselhos dele, vou anotando... pros meus netos e sobrinhos netos rs. Mas gosto tambem dos acessórios para o lar... mas quando penso num tapetinho, por exemplo, daqui umas semanas um bebezinho vai estar ali... vai aprender a sentar no tapetinho que eu fiz, isso me motiva muito... lembro muito das minhas quando bebês... e ai é a parte apaixonante da coisa!!!

Esther – E para o futuro quais os planos, projetos da Flor de Prenda?

Irma - Olha, até abril estou com a agenda lotada de encomendas... vou trabalhando os pequenos encaixes, sempre tem uma coisinha extra né!!! Bem, como Julia irá pra escolinha ano que vem, pretendo pegar mais firme... vou ter um tempo pra me dedicar só ao trabalho... isso ta me deixando bem animada... Ah nao vou dizer que um lindo atêlie, com um jardim florido não visite meus sonhos, mas por enquanto não, por enquanto minhas prioridades tem nome - Laura e Julia... mas quando elas crescerem...

Esther – Deixe uma mensagem ao artesão que busca um novo horizonte para compor o seu dom.

Irma - Cada uma nasce com seu dom... Muitas meninas acabam indo na onda da moda, e deixam de lado o que fazem de melhor... Eu por exemplo adoro pintura, essas caixinhas que as meninas postam, lindas demais... mas eu não consigo, não é a minha área... Tento fazer o que mais gosto, o que acho que to fazendo direito!!! Não adianta você copiar uma foto e querer reproduzir... as vezes não fica legal, e vc acaba se frustrando... Acho que cada um tem seu dom em especial!!! Ai vale a pena ir desbravando... até se encontrar...

Esther – Como mãe dedicada as pequenas, creio que você amamentou-as. Qual a importância deste processo para mulher e para o bebê?

Irma - Ah com certeza, Laura mamou até os 9 meses, e Julia até os 10... pra nós foi super tranquilo... No começo é mais complicadinho e tal, precisa de persistencia.. que passando as primeiras semanas tudo fica bem!

Esther – Agradeço a sua participação. Saiba que fiquei muito emocionada e feliz. Grande beijo.

Irma - Nossa, eu quem agradeço, pela confiança, pelo carinho!  Bjinhos

Objetivo destas entrevistas é estar sempre valorizando o artesão brasileiro.
Está entrevista foi realizada por e-mail.
Esther Almeida

Um comentário:

Eliane disse...

Olá Esther, vim conhecer o teu cantinho... e adorei... parabéns!!!
Boa sorte no meu sorteio!!!
Bjkas e que você tenha uma ótima semana!!
Eliane